quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Beco sem saída

Êxodo 14:1-14

Existem algumas perguntas que costumam estar presentes no nosso dia-a-dia, especialmente quando estamos passando por momentos difíceis dentro da família:

  • Por que Deus permite que meu filho entre em um bêco sem saída?
  • Se Ele permite, quais seriam as suas razões para permitir?
  • Com que propósitos Deus estaria permitindo o que está a acontecer?
A expressão "bêco sem saída", da forma como eu a uso aqui, quer significar aquele lugar ao qual o próprio Deus nos induz a ir com propósito definido. 
É o que lemos nos versículos 1 a 4 do capítulo 14 do Êxodo.
Também lembramos aqui do que aconteceu com Jesus, logo após ter sido batizado por João Batista no Rio Jordão. A Bíblia diz que o Espírito o levou ao deserto "para ser tentado", ou seja, com a finalidade de ser posto à prova.

Vale a pena observarmos alguns detalhes do texto base desta meditação:

1- Houve uma ordem específica:
"Disse o Senhor a Moisés: fala aos filhos de Israel que retrocedam e se acampem defronte de Pi-Hairote entre Migdol e o mar diante de Baal-Zefom; enfrente deles vós acampareis junto ao mar. (versículos 1-2);

2- Houve um propósito específico:
  • Endurecerei o coração de Faraó para que os persiga;
  • Serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército;
  • Saberão os egípcios que Eu Sou o Senhor.
"Bêco sem saída" também pode significar aquele lugar onde Deus nos prova. (vs. 4b até 9)
... no caminho da obediência, eles assim o fizeram.

"Bêco sem saída" igualmente pode significar o lugar onde Deus permite que nos sobrevenham circunstâncias difíceis para nos consolidar na fé. (versículos 5 a 9).

"Bêco sem saída" é aquele lugar em que chegamos ao nosso limite e acabamos "falhando com o Senhor".
  • Falhamos por falta de fé (v. 10)
  • Falhamos por reclamar da prova (versículos 11 e 12).
Conclusão:
"Bêco sem saída" é justamente aquele lugar em que, não vendo alternativa viável, descobrimos nossa fragilidade e incapacidade diante do obstáculo, e decidimos clamar e confiar unica e exclusivamente na Palavra de Deus. Então, Ele contempla a nossa humildade e nos ajuda em tempo oportuno. (versículos 13 e 14)
  • Ajuda no momento certo, nem antes e nem depois (v. 13)
  • Ajuda assumindo o controle total da situação (v. 14)
Tenha a certeza de que Deus nunca perde o controle da situação de cada ser humano, incluindo VOCÊ.
Se você num bêco sem saída nos seus realcionamentos em casa, na vida conjugal, com os filhos, no trabalho, nos sentimentos familiares, na enfermidade não diagnosticada, ou na doença grave já atestada pelo médico...
Não importa qual seja a situação: esta é a hora do seu despertar desse pesadelo, desse mau caminho ser abandonado, dessa má companhia ser deixada, desse projeto frustrado ser enterrado.
Debaixo do controle do Altíssimo, esse bêco vai dar lugar a uma avenida ampla, que te levará a um lugar amplo e de vista agradável, onde você terá uma visão clara e serena da sua vitória.

Repita comigo: DEUS ESTÁ NO CONTROLE TOTAL E ABSOLUTO DESTA SITUAÇÃO. EU NÃO ESTOU MAIS NO BÊCO SEM SAÍDA, PORQUE O ANJO DO SENHOR ESTÁ ABRINDO A PORTA QUE LEVA AO CAMINHO DA VITÓRIA, EM NOME DE JESUS.