quarta-feira, 28 de abril de 2010



nanny


Nossa irmã em Cristo -- Chris Poli, que atua há quatro anos no papel da educadora Super Nanny, acaba de ser considerada a melhor Super Nanny do planeta.

Chris Poli dispensa a frieza das Nannys européias e americanas, quando trafega pelas casas de família buscando resolver conflitos entre pais e filhos.

Se a situação pedir, ela chora, sem constrangimento. Se um pai disser que é difícil expor uma situação doméstica para “o Brasil inteiro”, ela rebate automaticamente: “esquece o Brasil, pensa na tua família”.

Ela encontra essa facilidade por dois motivos, a meu ver. Primeiro, porque não é uma atriz de TV, mas, uma educadora autêntica. E, segundo, porque é uma mulheer temente a Deus, crista convicta, de uma dedicada vida devocional e de oração. Quem a conhece na intimidade dá esse testemunho.

Num encontro com jornalistas, dia 27 de abril, Chris Poli comentou que o “Super Nanny” do SBT é um programa personalizado, disposto a tratar cada família e cada pessoa de cada família com a individualidade que todo mundo merece ter respeitada. Foge da pasteurização que normalmente contamina os programas produzidos a partir de formatos comercializados mundialmente. Tudo isso dá razão a Poli: sim, a versão brasileira é personalizada.

No episódio que vai ao ar na noite do próximo sábado, dia 30, Chris vai mostrar a primogênita de 20 anos que assumiu o desafio enorme de criar os irmãos mais novos, quando seus morreram, de câncer, com poucos meses de diferença entre a morte do pai e da mãe.

Uma jornalista perguntou a Chris qual a situação mais difícil de ser corrigida dentro de uma casa onde os filhos dominam os pais. E ela responde que é ajustar os erros dos pais em relação à criação dos filhos. Esta é sempre a parte mais complicada de suas tarefas. “Quanto mais simples a família, mais fácil de fazer as pessoas compreenderem a necessidade de ajustes”, diz.

“Os pais de melhor situação econômica parecem ter maior resistência a qualquer pessoa que queira interferir na sua estrutura”, diz ela.

Entre as situações inusitadas, ao longo desses quatro anos, a produção de Super Nanny encontrou um garoto, filho único, que batia na equipe de TV e até jogou uma camiseta na privada, dando descarga.

Também aconteceu de os pais de quadrigêmeos que se recusavam a vestir cada um de um modo, desrespeitando a individualidade das crianças. Ou, pais que davam 7 mamadeiras por noite a cada filho, todas repletas de todo tipo de sustagem (sem comentários!!!).

Trabalho fora

Para Chirs, a nova composição da família, em que mulher trabalha fora, e ainda tem que chegar em casa e cumprir todas as tarefas domésticas, contribui, e muito para esse número enorme de famílias pedindo socorro.

“Todo mundo quer saber o que fazer com as crianças e toda a sua adrenalina, quando chega em casa estressado, arrasado, detonado”.

E, aqui, a gente fica analisando a enorme carência dessas famílias de conhecerem a Jesus como Salvador e Senhor. Como são fundamentais as mudanças que o Espírito Santo opera nessas “novas famílias de Cristo”.

Não é ameaçando as crianças que teremos filhos melhores e mais obedientes, mais centrados.

Mas, é na medida em que todos, pais e filhos, se permitem viver debaixo da influência direta do Espírito Santo, conhecendo a cada dia a Santa Palavra de Deus, e, com isso, construindo muros de proteção em torno do seu lar.

Para nós, que trabalhamos capacitando líderes para atuarem no Evangelismo Infantil e de Adolescentes, o exemplo da irmã Chris Poli é um estímulo. E, esta notícia de sua premiação nos faz compreender que não adianta ameaçar as crianças em casa dizendo que vai chamar a Super Nanny. Ela está aí justamente para corrigir o comportamento equivocado de pais e mães sem rumo, ou seja, muitos de nós.

É certo que as crianças de hoje são mais “espertas”, como dizem, que as de antigamente. Os pequenos são muito mais bombardeados de informação do que nós fomos. Histórias da carochinha não funcionam para eles. Crianças e adolescentes querem argumentos. E é preciso rebolar para não deixá-los sem resposta ou com cara de quem já não acredita no que a gente diz.

Tudo isso torna a tarefa dos pais de hoje mais cruel.

Porém, se abrirmos as portas da nossa casa para Jesus Cristo, certamente Ele vai entrar e operar uma transformação radical.

Se você deseja uma palavra de orientação, aconselhamento, ou mesmo realizar um Seminário de Capacitação nessa área, nossa Equipe está à sua disposição no telefone 67-3028-3662 e 9224-0951.