domingo, 25 de abril de 2010

Como vencer o passado .

COMO VENCER O PASSADO - Gn. 19:23-26 // Lc. 9:62
Introdução
Será que viver no passado é algo realmente perigoso?
Seríamos mais felizes se nos esquecêssemos daquilo que nos aconteceu?
As informações acumuladas ao longo dos anos são inúteis?
Essas são algumas questões que precisamos examinar com atenção.
Afinal, a memória é um dos atributos mais preciosos da mente humana.

I – QUATRO SITUAÇÕES EM QUE NOSSA MANEIRA DE LIDAR COM O PASSADO ACARRETAM PREJUÍZOS.
a. Quando ignoramos as mudanças ocorridas em nossa vida. Filipenses 3:13-14
b. Quando usamos o passado como justificativa para os erros ou fracassos do presente. Exemplos: José e Paulo.
c. Quando deixamos de tomar posse do perdão. Exemplo: Davi – Salmo 51:1-3; 1ª João 1:8-9.
d. Quando desistimos de conquistar as alegrias oferecidas pelo futuro. Exemplo: João, no final da vida, Apocalipse.
II – COMO VENCER O PASSADO
a. Encare o passado e se desligue dele. Fp.3:7 “No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas, agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor” (NTLH).
b. Dar e receber o perdão. Mateus 6:14-15
c. Modificar o modo de pensar. Romanos 12:2
d. Encarar o presente e o futuro. Apocalipse 21.5; Lamentações 3:22-23


CONCLUSÃO
Deus enviou seu Filho para nos redimir. Foi Ele mesmo quem deixou o aviso: lembre-se da mulher de Ló (Lc. 9:62). Só Ele pode conceder a vitória sobre o passado. Jesus cura nossos traumas com seu poder e lava nossos pecados com seu sangue. Só Ele pode anular os efeitos de todo passado negativo que nos envergonha e nos faz sofrer. A nós cabe a atitude de rejeitar esse passado.

Gn. 19:23 a 26 - 23 Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
24 Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;
25 E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
26 E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

Lucas. 17:32 – Lembrai-vos da mulher de Ló.
Lucas 9.62 - 62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Filipenses 3.12 -14 –
7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
9 E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
10 Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;
11 Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Salmo 51.1 – 3
1 TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
3Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
1ª João 1:8-9
8Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Mateus 6.14-15
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Romanos 12:2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.