quinta-feira, 19 de agosto de 2010


Virtudes de uma autêntica mulher cristã

“Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” – Provérbios 31.30.

A mulher cristã que procura vivenciar a Palavra de Deus em seu dia-a-dia possui qualidades que podemos considerar como pérolas muito preciosas. Uma concha parece ser um simples e minúsculo animal marinho. Quem a vê por fora e desconhece a sua descrição científica, talvez não lhe dê o valor que merece, porque o que ela tem de precioso está por dentro.

Entre as centenas de espécies de conchas, existe uma, que vive nas profundezas do oceano e que traz, como segredo, as tão apreciadas e valorizadas pérolas autênticas. E essa pérola nasce de um grande sofrimento. Porque, em seu viver diário, na hora de procurar o alimento, a concha se abre. E numa dessas aberturas, junto com a comida acaba entrando uma pedrinha junto. Esse grão de areia se intromete no sistema digestivo da conha. E, como não consegue se livrar dele, a concha começa a produzir uma secreção que envolve aquele grão de areia. E, depois de anos de sofrimento, aquela secreção da concha transforma o grão de areia numa pérola verdadeira.

E todas nós sabemos o quanto vale uma pérola autêntica colocada numa jóia!

Para mim, as qualidades de uma mulher que teme ao Senhor são como pérolas verdadeiras que estão nas conchas do fundo do Mar do Japão. Difíceis de alcançar, porque estão reservadas para aqueles que realmente se interessam pelo que é precioso.

A concha que possui uma pérola autêntica em seu interior pagou o preço do sofrimento para produzir aquela pérola. Por isso, não é uma concha comum, encontrada em qualquer lugar.

valiosas. As verdadeiras mulheres dedicadas a Deus também não são mulheres comuns, no sentido de serem encontradas em todos os lugares. Elas são profundas em Deus, e, como tesouros, estão escondidas para serem encontradas pelos que realmente queiram pessoas qualificadas.

Não é pela aparência exterior que se sabe se uma concha tem ou não tem uma pérola.

É preciso conhecê-la por dentro.

Veja só o que diz Colossenses 3.12-14, e comece a fazer uma avaliação pessoal das qualidades de uma mulher que tomou a decisão de viver para agradar a Deus:

Misericórdia: é compaixão. É ajudar as pessoas. É doar-se. Deus nos deu o exemplo maior – João 3.16.

Bondade: é fazer o bem. Bondade é uma ação boa motivada por um espírito generoso.

Humildade: é reconhecer a nossa posição perante Deus. Um espírito humilde não exige os seus próprios direitos, mas reconhece que se somos alguma coisa é somente pela misericórdia e graça do Senhor.

Mansidão: é brandura, suavidade. É uma qualidade pacífica. A mansidão não deve ser confundida com fraqueza, pois exige grande domínio próprio.

Longanimidade: significa “grandeza de ânimo”. É paciência em relação a outras pessoas, não cobrando tão rapidamente seus erros.

Perdão: é desculpar, absolver, esquecer. É o mesmo conceito de cancelar uma dívida – tetelestai no original grego.

Amor: ele está acima de tudo. É o dom supremo!

Galeria de Mulheres da Bíblia

A obra-prima de Deus é o homem. Quando Deus o criou, Ele viu que era muito bom. Mas como o homem sentiu solidão, Deus lhe fez uma companheira que lhe fosse idônea, ou seja, capaz. Capaz de ajudá-lo, de animá-lo, de fortalecê-lo, de ser a pessoa que andasse lado a lado com ele e, enfim, viesse a completá-lo. Então surgiu o pecado e, ao longo dos anos, o pecado tem causado separação, dor e fracassos. Muitas mulheres falharam, mas ao buscar ajuda no Deus Único e Verdadeiro, tiveram suas vidas restauradas numa Rocha firme.

As mulheres da Bíblia tiveram grande importância no Plano da Salvação que o Senhor determinou. Mulheres como Joquebede, Ana e Ester nos deixaram o exemplo de terem buscado forças nAquele que as conduziu; outras, como Eva, Sara, Miriã,caíram, mas o Senhor as levantou; a mulher de Ló, Dalila e Jezabel buscaram para si mesmas o que o mundo lhes oferecia e se perderam na soberba, luxúria e morte. Tristes exemplos que nos servem de alerta para não cairmos na concupiscência do mundo.

“Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” – Provérbios 31.30. O temor do Senhor dá à mulher uma nova estatura; conhecer o Senhor a fortalece em prosseguir para o alvo; a intimidade com o Senhor capacita a mulher a suportar a tribulação – 2 Coríntios 4.8-9.

Experiência pessoal:

Em nosso ministério, tanto no Brasil como no exterior, temos uma experiência diária de convívio com mulheres que sofrem, se decepcionam, se alegram e se identificam com várias heroínas ilustres ou anônimas da Bíblia. Se você analisar a vida de Lia, a irmã de Raquel – que mesmo não sendo valorizada como deveria pelo marido e pelos filhos, permanceu firme, clamando ao Senhor, verá como Ele foi extremamente misericordioso com ela. De um dos filhos de Lia, Judá, veio a descendência real do nosso amado Senhor Jesus.