sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

De MS para o Amapá:

Mais um desafio para uma mulher ousada


Tomou posse como Secretária Geral da Convenção Batista Amapaense, no dia 28 de janeiro, a professora Eliane Ferreira Borges da Graça, que no período anterior foi a presidente desta Convenção Batista.

Eliane é terceira de dez filhos do Pr. Eduardo, ligado à Convenção Batista Nacional. Ela é casada com o professor João da Graça e mãe de Abner, Rafaela Priscila e Abraão. Eliane é contabilista, formada e Direito.

Atualmente é tutora do Pólo da UNIGRAN.

Decidiu-se por Cristo ainda na infância, na Igreja Batista Nacional, e aos sete anos, após conhecer duas missionárias que realizaram uma EBF no vilarejo onde morava, ouviu falar de missões, e a partir daí assumiu que quando crescesse seria missionária. Aos 12 anos, foi batizada por seu pai, na Igreja Batista Monte Sião de Aquidauana, MS. Aos 16 anos seguiu para o Instituto Bíblico Betel Brasileiro, em João Pessoa, PB, para cursar Educação Religiosa. Ao regressar, serviu na sua igreja e assistia duas congregações, uma na Vila Santa Terezinha e a outra na cidade de Bonito. Em Mato Grosso do Sul, foi missionária nas cidades de São Gabriel D’Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Bonito e Jardim. Em 1996 chegou a Macapá como missionária da Igreja Batista Nacional de Macapá, onde serviu por dois anos, e depois por quatro anos na Igreja Batista Nacional do Infraero II, da qual foi fundadora.

Em 2002 tornou-se membro da Igreja Batista Memorial de Macapá, da Convenção Brasileira, e em

2005 assumiu o Ministério de Missões da IBM e apoiou a implantação das congregações de Afuá e Oiapoque. Neste mesmo ano foi eleita 1ª Secretária da COBAP – Convenção Batista do Amapá.

No final de 2006, transferiu-se para a Igreja Batista Central de Macapá. Em 2007, a convite da Secretária Geral da COBAP, Ester Godoy, foi Gerente de Missões no período da TRANS Amapá, quando liderou a equipe de voluntários que implantou a Congregação em Cutias do Araguari. Em 2009 foi eleita presidente da Convenção para o mandato de dois anos e desde janeiro de 2011 acumulou a função de Secretária Geral Interina. No dia 7 de janeiro de 2012, foi eleita Secretária Geral pelo Conselho de Planejamento e Coordenação da COBAP, para ser serva dos servos do Senhor.

O trabalho batista no Amapá é pequeno e fraco.

São vinte e quatro igrejas mais vinte e seis congregações, e aproximadamente 3.500 batistas em todo o Estado.

As cidades do interior são pequenas e de acesso difícil. Amapá é o único estado do Brasil sem ligação rodoviária com a Federação. É o Estado onde você somente chega de barco ou avião.

A população do Amapá é 684.301 habitantes o que lhe dá uma baixíssima densidade demográfica de menos de 5 habitantes por quilômetro quadrado. Mais da metade do Amapá ainda é floresta pura. Na época das chuvas, viajar cem quilometros pode ser uma aventura.

Por isso dá bem para imaginar o enorme desafio da irmã Eliane da Graça. Existe uma expectativa grande quanto a sua nova gestão como secretária, tendo em vista que, como presidente da Convenção ela valorizou os obreiros do interior dando-lhes um apoio mais pessoal, inclusive através da criação do Centro de Formação Pastoral, para contribuir diretamente com a formação bíblica e teológica deles.

Fazemos votos pelo seu êxito mais uma vez e para que Deus a abençoe em seu ministério e que condições apareçam para uma boa gestão.

Amor por missões e competência gerencial ela já provou que possui. Se a gente orar como é necessário, todas as dificuldades serão vencidas e o Reino de Jesus se expandirá para a glória de Deus.